quinta-feira, 9 de julho de 2009

CUSCUZ DA SILVINA

Presença obrigatória nas festas juninas, o cuscuz de tapioca faz muito sucesso! Aqui em nossa familia este cuscuz da Silvina é presença obrigatória em todas as festas e em todas as épocas. Esta receita é muito especial e é chamada assim porque a Silvina, amiga querida da familia, filha de criação da Vó Mindoca, é quem sempre prepara e ninguém consegue fazer igual a ela. Uma delicia!! O dela fica mais molhadinho, com mais coco, mais saboroso...mais, mais, mais!!
Bem, no aniversário da Ju, eu e minha mãe nos aventuramos no preparo desta receita, tão especial que todos nos referimos a ela como "O cuscuz da Silvina". Devo dizer que ficou bem semelhante ao que ela faz...mas o dela é realmente especial!!


Ingredientes:
  • 500g de tapioca
  • 2 litros de leite fervente
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 vidros de leite de coco
  • 2 cocos ralados

Modo de preparo:

1. Coloque a tapioca numa vasilha grande

2. Junte o leite fervente aos poucos e vá mexendo vigorosamente para não empelotar.

3. Junte o restante dos ingredientes, na ordem dos ingredientes, e vá misturando a cada acréscimo.

4. Reserve um pouco do coco ralado para colocar por cima.

5. O coco deve ser ralado a mão, no ralo, pois batido no liquidificador não fica a mesma coisa. Coco ralado de pacotinho também não fica bom.

6. Levar a geladeira por umas duas horas antes de servir.

7. A receita pode ser reduzida a metade.

8 comentários:

ameixa seca disse...

Adoro coco, mas com coco fresco deve ficar super especial. Aqui não se encontra muito :)

Gina disse...

Neyma, meu cuscuz de tapioca é bem parecido com o da Silvina, inclusive no modo de fazer.
Tenho uma foto de uns 4 anos de um cuscuz, não queria aproveitar aquela porque não ficou tão boa, mas estou sem vontade de fazer cuscuz, porque como muito.... rsrs! É um delícia mesmo e o povo daqui não conhece. Quando faço, é um sucesso.
Bjs.

Delírios Gourmet disse...

Oi Neyma, comprei um pacote de tapioca pra fazer um cuzcuz esse final de semana! Huuummm... adoro!!!

Odete disse...

Esse cuscuz eh uma delicia!!!

Beijos

Carolina Andrade disse...

Neyma, você acredita que nunca fiz e nem comi couzcouz de tapioca?? Ai, que me deu uma vontade!!!! Beijão

angela disse...

isto é muito bom, minha mãe ama de paixão. gosto de fazer quando ela vem pra minha casa. bjs

Paula Pacheco disse...

Gosto muito desta mistura...leite condensado, coco, tapioca...coisa de louco...parece que fica muito bom!!

bjs,
Paula.

Nereime disse...

Tenho muita curiosidade quanto ao preparo da tapioca, pela sua receita parece que não é difícil de lidar com ela.
Agora ...sempre que posso provar esta delícia me regalo, principalmente com coco!!!
bjs