sábado, 4 de outubro de 2008

PÃO ITALIANO TEMPERADO (na máquina de pão)

Quem quer pão quentinho?
Antes de postar a receita, tenho que contar uma historinha:
Há mais ou menos 10 anos atrás, fiquei maravilhada quando vi pela primeira vez na televisão esta máquina, ainda era novidade no Brasil, acho que só víamos no Shoptime.
Imagina!!!Fazer pão em casa, pão é um alimento mágico, santo, reune a família a mesa, é o corpo de Cristo para os católicos; fui seduzida pela idéia e pela propaganda que mostrava tão bem o produto.
De tanto "azucrinar" meu marido, ele acabou cedendo e compramos a Máquina de pão. Na época era enorme, pesada, com comandos em inglês. As que vejo hoje são mais leves, de marcas nacionais e além de pão fazem bolo e geléia.
Bem, na época fiz alguns pães, mas acabei deixando de lado e há dez anos ouço meu marido falar da máquina de pão, que ele comprou e eu não uso. Ele não perde uma oportunidade...
Com o incentivo do Vó Mindoca, que me faz procurar receitas novas para postar, ontem, sozinha aqui em Itaipava, resolvi fazer um pão (ele nem vai acreditar). Procurei algumas receitas pela internet e encontrei varias muito boas no site da Britânia.
Escolhi este pão italiano que ficou muito bom!! A receita original leva salsinha picada e cebola desidratada, mas como eu não tinha, não coloquei.
Espero que gostem!! Depois conto os comentários do meu marido!
Beijinhos a todos!!


Ingredientes: (para pães de 600g)
  • 1 copo de água (240ml)
  • 1 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) açúcar
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 1 colher (chá) de manjericão
  • 1 colher (sopa) de alho frito
  • 3 copos de farinha de trigo especial (720ml)
  • 2 clheres (chá) de fermento biológico seco

Modo de preparo:

Retirar a forma de assar de dentro da Máquina de Pão e adicionar todos os ingredientes na ordem acima. Recolocar a forma na Máquina. Selecionar o tamanho do pão, a cor da casca e o ciclo recomendado. Fechar a tampa e iniciar.


13 comentários:

Mari disse...

Neyma, que delícia! Sabia q eu também já estou azucrinando o Marcelo para me dar uma maquina de fazer pão? rsrsrs... gosto muito de fazer pães, mas tenho pouca experiência nesse campo... fico afobada e aflita com o grude da massa, ainda preciso me acostumar a ele... acho q uma maquina como essa será muito providencial nessas horas... rsrsrs
Esse seu pão... hummm, LINDO!!!
Beijos minha querida... você é um doce também!!

Neyma disse...

Querida Mari,
Continue azucrinando!!Estas maquinas são muito boas e não dão trabalho nenhum. Agora vou passar a usar mais a minha. Meu marido vai ficar feliz!!!
obrigada pela visita,
Muitos beijinhos

Anônimo disse...

Ai que pecado.. quero tb!!

Emília disse...

Oi Neyma! Estamos na faze da descoberta e redescoberta da MFP!! Beijinhos

Leila disse...

o pao parece ser gostoso. estou seriamente pensando em comprar novamente uma maquina de fazer pao. já tive duas mas acabei dando e tenho visto muita receita sem gluten que usam maquinas de fazer pao...
beijinhos

Neyma disse...

Ola Leila querida,
Agora é mais facil de encontrar receitas, quando comprei a maquina, quase não encontrava receitas.
Compra sim, além de ser uma diversão fazer pão, não é mesmo?
Muitos beijinhos para você, um otimo domingo.
Obrigada pela visita!!

Neyma disse...

Querida Emilia,`
É verdade, estou totalmente na fase de redescoberta!!
Meu marido adorou, disse: "Poxa até que enfim!!!"
Esse pãp temperado fica muito gostos!!
Muitos beijinhos para você, obrigada pela visita!!

Téia disse...

Neyma querida, eu quero, eu quero. Você que perguntou... Olha tá lindo este pão, adorei, nunca fiz com ervas, deve ficar maravilhoso, tô sentindo o cheirinho daqui. Seu blog está muito fôfo. Parabéns e beijo grande.

Neyma disse...

OI Téia querida,
Que bom receber sua visita!!Adorei!! Já passeio pelo seu blog há algum tempo e sempre fico babando nas receitas...e apreciando as fotos, sempre tão lindas!! Agora já sei porque...parabéns ao seu marido!!
Muitos beijinhos e um otimo domingo.

ameixa seca disse...

Olá Neyma!!!
Eu adoro a minha MFP. Ainda não conhecia o sit da britânia. Boa dica :)
O pão ficou fantástico!
Abraço

Neyma disse...

Ola Ameixa,
Que bom sua visita!! Seja bem vinda! Também achei muito bom este site, com receitas bem legais.
Agora estou retomando a minha MFP e estou adorando!
Beijinhos e obrigada

Elba Pessanha disse...

Neyma,
Coicidência...Eu tô louquinha por uma máquina de fazer pão...Eu só fico em dúvida se funciona diretinho, se o pão fica gostoso, mas olhando esse aí quase acabou a dúvida...rs
Beijos!!!

Neyma disse...

Ola querida Elba,
Pode comprar que você vai gostar bastante! Os pães ficam muito bons e não dão trabalho nenhum.
Obrigada pela visita!
Beijinhos